Manchas após escleroterapia: pode acontecer?
Será que posso ter manchas na pele após a escleroterapia? Falamos sobre o assunto neste texto.
A escleroterapia, que popularmente chamamos de “aplicação” ou “secagem de vasinhos”, é um procedimento que trata as veias doentes a partir da injeção de medicamentos que levam à diminuição de seu tamanho e eliminação gradual.
Podemos utilizar diversas substâncias e isso irá variar conforme o calibre das veias e do quadro clínico de cada indivíduo.
Este é um procedimento seguro que traz resultados muito satisfatórios, mas possui alguns pontos de atenção.
Por exemplo, quando iniciamos um tratamento para vasinhos ou varizes, é muito comum surgirem dúvidas em relação às chances de aparecerem manchas na pele após a aplicação.
E a resposta é sim, o aparecimento de manchas após um procedimento de escleroterapia pode ocorrer.
Manchas após escleroterapia: por que ocorrem?
De acordo com pesquisas da National Center for Biotechnology Information (NCBI), em 30% dos casos temos o surgimento de manchas após o tratamento de varizes ou vasinhos pela aplicação.
Mas o próprio NCBI afirma que essas manchas somem com o passar do tempo sem tratamentos dermatológicos em até 80% dos casos.
As manchas podem ocorrer graças a um processo que chamamos de hemossiderina ou degradação da hemoglobina. Neste caso, o pigmento do sangue que coagula dentro da veia após o procedimento se deposita na pele, uma vez que este vaso deixa de existir.
Além disso, pode ocorrer a hiperpigmentação pós-inflamatória, ou seja, a produção de um excesso de melanina em resposta ao procedimento.
Em ambos os casos, temos um escurecimento da pele na região, que pode ser agravado pela exposição solar e uso de alguns medicamentos, como certos antibióticos.
Destacamos ainda que pacientes com hipertensão e variações nos níveis de ferritina no sangue podem ter mais propensão às manchas.
O que fazer para evitar as manchas após o tratamento de varizes?
Existem alguns cuidados que podemos tomar para evitar o surgimento das manchas ou agir para que desapareçam mais rápido:
- Retirar o sangue coagulado em até três semanas após o procedimento;
- Usar meias elásticas durante as três semanas seguintes ao procedimento;
- Usar cremes ou pomadas indicadas pelo médico.

Além disso, é essencial fazer o procedimento com cirurgião vascular que saberá o medicamento e a dose certa a utilizar de modo a reduzir a chance das manchas ocorrerem.
Você já deve ter ouvido falar também que o tratamento de varizes e vasinhos é mais indicado no inverno.
Existem alguns motivos para isso, por exemplo:
- Menor risco de manchas na pele devido a exposição ao sol;
- O uso das faixas e da meia elástica fica mais confortável no frio que no calor;
- O tratamento normalmente demanda mais de uma sessão e, se você fizer no inverno, quando chegar o verão já estará com as pernas lindas!
Isso não quer dizer que não podemos tratar estes problemas em qualquer estação do ano. Contudo, existem determinadas épocas nas quais o pós procedimento pode ser mais fácil e confortável.
Mas, acima de tudo, é fundamental contar com um médico vascular capacitado que saiba fazer as melhores escolhas para seu caso e dar todas as orientações necessárias.
Somente assim você evitará problemas mais sérios e poderá usufruir dos resultados da escleroterapia na sua saúde e beleza das suas pernas!