Escleroterapia

A Escleroterapia de varicosidades, popularmente conhecida como “aplicação” ou “secagem de vasinhos”, é um procedimento que trata as veias doentes a partir da injeção de medicamentos que irritam o endotélio (camada interna) da veia, levando a sua inflamação e consequente diminuição de seu tamanho, provocando sua eliminação gradual. 

Mais sobre a escleroterapia


Várias substâncias têm sido utilizadas com esse propósito (solução salina hipertônica, glicose hipertônica, glicerina cromada, oleato de monoetanolamina, polidocanol, entre outros), dependendo do vaso alvo a ser tratado. 

O tipo de escleroterapia irá variar conforme o calibre das veias que serão tratadas e do quadro clínico de cada indivíduo.

Definições de calibres venosos que ajudam a entender os tratamentos oferecidos:

  • Telangiectasias (varicoses) menores do que 2 mm de calibre, são dilatações de capilares presentes entre as camadas da pele. Apresentam um aspecto avermelhado ou arroxeado e têm disposição variável, podendo formar emaranhados ou ter aspecto de “aranhas vasculares” ou “em forma de rede”. 
  • Microvarizes (reticulares) têm dimensões entre 2 e 5 mm, são pequenos vasos dilatados, tortuosos, situados abaixo da pele, sendo de calibre intermediário entre as varizes e telangiectasias. Em geral estão associadas as telangiectasias, funcionando como “nutridoras” dessas varicoses;
  • Varizes (tronculares) são maiores e mais grossas que as demais (maiores de 5 mm). São responsáveis pela dilatação dos grandes troncos venosos, sendo assim mais calibrosas, saltadas e visíveis na pele. Normalmente este tipo de variz traz sintomas importantes e são mais perigosas, já estão associadas a complicações, como tromboflebite, trombose, entre outras.

Assim, cabe ao médico responsável pelo tratamento indicar qual a técnica que trará um melhor resultado ao paciente, dependendo do seu caso.



Tratamentos ambulatoriais oferecidos

Na rotina da Clinica Vascullare o tratamento é feito por sessões, repetidas a cada 7 ou 15 dias, até atingir-se o resultado desejado. Cada sessão dura em média 15 minutos, não necessitando de repouso das atividades cotidianas.

Orientamos o uso de compressão elástica e a utilização de cremes logo após o procedimento, contribuindo para um melhor resultado estético.

Todos os procedimentos são realizados com auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo resfriamento da pele). O principal benefício é a diminuição da dor e do incômodo durante o procedimento, já que o jato de ar frio anestesia momentaneamente a pele.

Dessa forma a aplicação fica menos desconfortável, permitindo sessões mais longas e o tratamento de áreas muito sensíveis, como tornozelos ou atrás dos joelhos. Significa um tratamento com menos dor e focado no bem estar do paciente.


São oferecidos os seguintes tipos de tratamentos realizados na nossa clínica:

Escleroterapia com microespuma

Escleroterapia de varicoses (telangiectasias), realizada com crioanalgesia e após uma avaliação precisa e definição do tratamento mais adequado às particularidades de cada paciente, sempre buscando um resultado que associe funcionalidade com um excelente resultado estético.

Escleroterapia Ampliada com Realidade Aumentada

Tratamento ambulatorial de microvarizes (veias nutridoras), realizada com crioanalgesia e com auxílio do VeinViewer (GPS vascular), um equipamento que nos fornece uma realidade aumentada dos vasinhos, permitindo encontrar o que nossos olhos não conseguem identificar. Trata-se de uma opção mais cômoda por não necessitar de hospitalização para o tratamento de microvarizes associadas a casos mais complexos de varicoses.

Escleroterapia com Espuma Densa

Tratamento ambulatorial para varizes “grossas”, quadros mais avançados da doença varicosa. Realiza-se a aplicação de uma solução mais concentrada de espuma, realizado com auxílio do aparelho de ultrassom (Ecodoppler), que é fundamental para guiar essa modalidade de tratamento, VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia, sem a necessidade de hospitalização ou repouso, possuindo particularidades próprias e sendo individualizado para cada pessoa. Essa modalidade também pode ser utilizada para auxiliar na cicatrização de úlceras venosas.

Considerações Importantes

A escleroterapia é um procedimento seguro que traz resultados muito satisfatórios quando feito por profissional capacitado. Infelizmente, semanalmente, atendemos na nossa clínica pacientes com complicações das mais variadas devido a realização destes procedimentos, de maneira incorreta e irresponsável, por profissionais não qualificados. 


Apesar de representar um método seguro, a escleroterapia não é isenta de riscos. Entre eles se incluem desde complicações locais como hiperpigmentação, necrose de pele e matting até complicações sistêmicas, como reações alérgicas, cefaléia, distúrbios visuais, trombose venosa profunda, embolia pulmonar ou cerebral que estão associados a risco de morte.


Sendo assim, é recomendável que os procedimentos sejam realizados por médicos com competência e conhecimento para diminuir e lidar com tais efeitos adversos.


Então, se você tem varizes ou vasinhos e gostaria de eliminá-los, procure um cirurgião vascular, que é o especialista nessa área e te auxiliará com o diagnóstico e tratamento adequados.

Flebosuíte Clínica Vascullare

Conheça um pouco mais da Flebosuíte que a Clínica Vascullare tem à disposição para você!


A Flebosuite da Vascullare permite ao cirurgião vascular oferecer aos nossos pacientes um amplo arsenal de opções terapêuticas em um ambiente acolhedor, agregando segurança, praticidade e bem estar!

Conhecer a Flebosuíte