Tratamentos Venosos

Tratamentos Venosos

Após uma consulta detalhada e um exame de Ecografia Vascular (Ecodoppler) realizado pela nossa equipe, montamos um planejamento cirúrgico individualizado de acordo com o grau de evolução da doença varicosa, onde são oferecidas as opções de tratamentos venosos, como a cirurgia de varizes.

Tratamentos Venosos e Rotina Cirúrgica


Realizamos os procedimentos cirúrgicos pela manhã, com alta no mesmo dia.

Na maior parte dos casos, o paciente sai do hospital caminhando com as pernas enfaixadas e, ao chegar em casa, poderá subir escadas e fazer as refeições à mesa, sem restrições quanto a alimentação.

Então, o retorno no consultório para retirada de faixas e colocação da meia elástica ocorre de 24 a 48 horas.

Apesar de ter certa flexibilidade de movimentação, o paciente deverá manter uma rotina de repouso com pernas elevadas, intercalando com caminhadas, conforme cada caso.

O tempo de repouso com as pernas elevadas irá variar de acordo com a técnica escolhida e da complexidade da doença varicosa, por exemplo:

  • Para microvarizes e varizes sem comprometimento de safenas, o repouso será de 2 a 5 dias;
  • Para varizes com tratamento da safena com endolaser, o repouso será de 4 a 7 dias.

No geral, o repouso é determinado pelo próprio paciente. Caso esteja se sentindo bem, poderá retornar mais rápido para suas atividades cotidianas, como dirigir e trabalhar.

Normalmente, o acompanhamento pós-operatório ocorre por 90 dias, sendo individualizado para cada caso.

Após o período de recuperação, o paciente é liberado para todas as atividades diárias cotidianas.

Tratamentos Venosos

A cirurgia para remoção das varizes é um procedimento que visa retirar as veias que estejam com seu funcionamento prejudicado, causando desconforto físico e alterações estéticas ao paciente.

No geral, indicamos a cirurgia conforme o nível de evolução das varizes e quando outros métodos não são satisfatórios para sanar os incômodos causados.

É importante destacar que a remoção de varizes não afeta o fluxo sanguíneo nas pernas. Isso porque, outras veias, principalmente as mais profundas, passam a executar este trabalho.

Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos para varizes disponíveis e adotaremos cada uma com base na avaliação precisa do quadro clínico do paciente.

Na Clinica Vascullare, poderemos realizar a Flebo Ablação com Laser e Fleboextração convencional e a depender da especificidade de cada caso.

Flebo Ablação com Endolaser

A cirurgia através do endolaser (laser endovenoso) é um método minimamente invasivo, no qual realizamos a cirurgia para tratar dilatações venosas, principalmente nas veias safenas e veias perfurantes.

Neste procedimento, fazemos a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica.

Assim, realizamos uma punção com agulha guiada por ultrassom através da qual introduzimos uma fibra óptica diretamente na veia. Então, os pulsos de energia do laser são liberados ao longo da veia para promover a oclusão total da mesma.

Como principal vantagem deste método podemos citar uma redução dos problemas encontrados no pós-operatório de uma cirurgia convencional. 

Dessa maneira, a execução da flebo ablação com endolaser proporciona um pós operatório com diminuição expressiva da dor, redução de hematomas (manchas roxas), menos edema (inchaço) e a desnecessidade de incisões (cortes) na pele, o que proporciona ao paciente um retorno precoce às atividades diárias habituais, além de um resultado mais estético.

Este método é um tratamento moderno que agrega a tecnologia do endolaser e traz como resultados um excelente funcionamento do seu sistema circulatório e a satisfação com os resultados estéticos.

Fleboextração Convencional

A cirurgia de varizes convencional para a retirada de veias safenas comprometidas consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na parte interna do joelho ou anterior do tornozelo.

Então, identificamos a safena e a isolamos nesses pontos, introduzindo internamente um fino cabo de aço por toda a extensão da mesma até a virilha. Assim, realizamos a ligadura e o corte da veia, fazendo em seguida a sua extração no sentido de cima para baixo.

Essa técnica apresenta algumas características relativas às cirurgias convencionais, as quais podemos citar como exemplo:

  • Dor no pós operatório;
  • Hematomas (manchas roxas);
  • Cicatrizes;
  • Edema (inchaços);
  • Necessidade de repouso prolongado.

Este é um método que há mais de meio século tem seu destaque, sendo por muito tempo considerado uma ótima opção terapêutica no tratamento das varizes. 

Todavia, seus efeitos indesejados muitas vezes não vão de encontro com as expectativas dos pacientes, que atualmente encontram-se com cada vez menos tempo disponível para a realização de repouso prolongado, além de apresentarem uma maior exigência quanto aos resultados estéticos associados ao tratamento da doença venosa.

Flebosuíte Clínica Vascullare

Conheça um pouco mais da Flebosuíte que a Clínica Vascullare tem à disposição para você!


A Flebosuite da Vascullare permite ao cirurgião vascular oferecer aos nossos pacientes um amplo arsenal de opções terapêuticas em um ambiente acolhedor, agregando segurança, praticidade e bem estar!

Conhecer a Flebosuíte
Share by: