Microvarizes: qual o tratamento?
As microvarizes são pequenos vasos dilatados e tortuosos que ficam embaixo da pele, mais precisamente na camada de gordura dos membros inferiores.
Normalmente, elas possuem tamanhos entre 2 e 5 milímetros, e são intermediárias entre uma variz e as telangiectasias (também conhecidas como vasinhos)
Em sua maior parte, as microvarizes são assintomáticas, mas incomodam muito em sua estética, aparentando pequenos relevos na pele.
Não sabemos exatamente qual a motivação para as pessoas desenvolverem esse tipo de alteração, mas sabemos que este pode ser um problema hereditário e que os maus hábitos de vida também podem influenciar seu surgimento.
Por que as microvarizes surgem?
As microvarizes aparecem quando as veias dos membros inferiores não conseguem desempenhar seu papel de fazer com que o sangue retorne ao coração.
Então, o acúmulo de sangue nos vasos faz com que eles fiquem dilatados e tortuosos, dando origem às microvarizes.
Vale ressaltar que este ainda é um estágio inicial do problema que, se não receber o devido tratamento, pode evoluir para varizes mais calibrosas.
Existem alguns fatores que influenciam o desenvolvimento das microvarizes, por exemplo:
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Permanecer em pé ou sentada por longos períodos;
- Gravidez;
- Uso de hormônios femininos que contém estrógenos.
Como funciona o tratamento das microvarizes?

Existem algumas medidas que podemos adotar para tratar esta condição. Então, o ideal será procurar um médico vascular para avaliar as causas de seu surgimento e qual será o tratamento mais eficaz.
Mudanças no estilo de vida e algumas medidas mais simples podem trazer resultados satisfatórios nestes casos, por exemplo:
- Perda de peso;
- Prática de atividade física;
- Adoção de uma alimentação saudável e balanceada;
- Uso de meias elásticas;
- Suspensão do uso de hormônios.
Além disso, um tratamento muito eficaz feito em consultório é a escleroterapia, que consiste na aplicação de um medicamento no local com o intuito de inflamar as paredes dos vasos e diminuir seu tamanho, provocando a eliminação gradual.
Para realizar este procedimento com mais eficácia, poderemos contar com o auxílio do VeinViewer (GPS vascular), um equipamento que nos fornece uma realidade aumentada dos vasinhos, permitindo encontrar o que nossos olhos não conseguem identificar.
Você poderá ler mais sobre a escleroterapia no nosso site!
Ressaltamos que, quanto menor o calibre dos vasos, mais simples e rápido será o tratamento demandando, por exemplo, uma menor quantidade de sessões.
Por isso, é fundamental tratar as microvarizes antes que elas evoluam e aumentem seu calibre.
Como prevenir seu surgimento?
Nem sempre será possível prevenir o surgimento das microvarizes, mas existem medidas que podem auxiliar.
Por exemplo, manter uma rotina de exercícios, cuidar para que o peso corporal esteja sempre dentro do limite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas muito importantes.
Além disso, não ficar frequentemente sentado ou em pé por períodos prolongados e usar a meia elástica também será fundamental.
Mas o mais importante será procurar auxílio de um médico vascular ao notar os primeiros sinais das microvarizes.
Assim, poderemos avaliar o problema e definir quais serão as medidas mais adequadas para cada paciente.