Insuficiência venosa crônica: entenda
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma condição que causa muitos incômodos e demanda tratamento especializado com médico vascular.
É uma doença que ocorre por alterações no sistema venoso dos membros inferiores fazendo com que as válvulas venosas não funcionem corretamente, o que prejudica o retorno do sangue das pernas para o coração.
Então, como consequência, estas veias sofrem o acúmulo de sangue e tornam-se tortuosas e volumosas, dando origem às varizes.
Quais as causas do problema?
No geral, não temos nenhuma causa única definida para a ocorrência da insuficiência venosa crônica.
No entanto, sabemos que um fator de grande relevância para esse problema é a predisposição genética.
Além disso, existem fatores de risco para sua ocorrência, dentre eles:
- Ser do sexo feminino;
- Tabagismo;
- Obesidade e sedentarismo;
- Uso de anticoncepcionais;
- Ficar longos períodos em pé;
- Idade (acima dos 50 anos).
Quais os principais sintomas?
Diversos são os sintomas da IVC, por exemplo:
- Inchaço nas pernas, que é maior no fim do dia;
- Sensação de peso, formigamento ou latejamento da região;
- Descamação e ressecamento da pele;
- Sensação de queimação e dor;
- Aparecimento de veias varicosas (varizes);
- Dermatite ocre (escurecimento da pele).
Neste ponto, ressaltamos que esta doença inicia com sintomas mais amenos e, ao evoluir, traz uma piora do quadro do paciente.
Como será o tratamento da insuficiência venosa crônica?
Inicialmente, será fundamental chegar em um diagnóstico preciso e, para tal, buscaremos compreender o histórico de saúde da paciente, faremos um exame físico, bem como o ecodoppler na região.
Então, a depender de cada caso, traçaremos o tratamento mais adequado para a paciente.
Inicialmente, poderemos indicar o uso de meias de compressão, a elevação das pernas acima da altura do coração e o uso de medicamentos, se for necessário.

Já em casos mais avançados nos quais a paciente já possui varizes, por exemplo, será preciso tratá-las adequadamente e contamos com algumas opções:
- Escleroterapia, também conhecida como tratamento com espuma - neste caso, injetamos um medicamento na veia com intuito de irritar suas paredes e eliminá-la.
- Termoablação ou cirurgia com laser endovenoso - neste procedimento, inserimos uma fibra de laser na veia doente acompanhados por equipamento e ultrassom. Então, disparamos os pulsos que levam à oclusão (fechamento) da veia.
Ambos os procedimentos são muito eficazes e trazem excelentes resultados, caso sejam bem indicados. Então, se você apresenta sintomas de insuficiência venosa crônica, agende uma consulta com o médico vascular.
Lembre-se que esta é doença progressiva, ou seja, se não receber o devido tratamento poderá levar a uma piora do quadro com complicações mais sérias.