Ecodoppler venoso: qual a importância do exame?
O ecodoppler venoso é um exame simples para o paciente, mas que possui grande utilidade no diagnóstico de diversas patologias.
Este exame é uma espécie de ultrassom com imagens coloridas que nos permite avaliar a direção e intensidade do fluxo sanguíneo nos vasos do corpo.
Nosso organismo possui diversas veias e artérias que formam o sistema vascular, fundamental para levar sangue para todos os órgãos.
Assim, ter um exame que nos permite avaliar de forma precisa este sistema é essencial para fazermos melhores diagnósticos e tratamentos das doenças vasculares.
O ecodoppler nos permite visualizar tanto veias quanto artérias. Quando nos referimos ao termo ecodoppler venoso, isso significa que o foco do exame serão as veias.
Ressaltamos que este exame deve ser realizado por um profissional habilitado com título de especialista em ecografia vascular (SBACV e AMB).
Qual o preparo e como o ecodoppler venoso é feito?
O preparo para o exame dependerá de qual parte do corpo examinaremos. No geral, os cuidados são muito simples, como por exemplo, a não utilização de cremes na região e/ou realização de jejum.
Além disso, o ecodoppler não possui contraindicações, não demanda a realização de anestesia e não gera dor ou desconforto.
Para realizá-lo, o paciente se deita na maca e utilizamos um gel para examiná-lo com a sonda do equipamento.
A duração do exame dependerá da região avaliada, mas leva uma média de 20 minutos.
Qual a utilidade do exame?
O ecodoppler nos possibilita avaliar os vasos de diversas partes do corpo e possui grande valia no diagnóstico e tratamento de diversas patologias.
Por exemplo, poderemos avaliar as mudanças no fluxo de sangue das veias e artérias dos braços, pernas, região cervical, abdômen, coração, cérebro, dentre outros.

Assim, o exame permite diagnosticar uma série de doenças:
- Insuficiência venosa crônica (varizes);
- Trombose venosa profunda;
- Calcificações vasculares (estenose);
- Presença de placas de ateroma (aterosclerose);
- DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica);
- Aneurismas;
- Vasculite.
Especificamente o ecodoppler venoso costuma ser realizado nos membros inferiores para avaliar com maior precisão a circulação das veias e mapear as varizes, bem como identificar a presença de trombos.
Além disso, este exame é uma ferramenta indispensável para realizar procedimentos, como por exemplo, o tratamento de varizes e uma série de tratamentos endovasculares.
Então, caso você precise realizá-lo, não postergue o procedimento e fique tranquilo (a).
Na Clínica Vascullare temos profissionais qualificados e contamos com uma sala confortável e preparada para realização do ecodoppler.
Quanto antes você se cuidar, melhor!