Tratamento de vasinhos: saiba mais
Tratamento de vasinhos é coisa séria. Fique atenta!
Se você tem vasinhos, já deve ter se perguntado como fazer para eliminá-los.
Inicialmente, precisamos compreender que os vasinhos são um problema relacionado com nossa circulação sanguínea.
Se formam como consequência de alguma pressão exercida sobre os vasos sanguíneos mais superficiais na pele, que sofrem uma dilatação de suas paredes.
Tecnicamente, chamamos os vasinhos de telangiectasias (varicoses) e são veias menores do que 2 mm de calibre que apresentam um aspecto avermelhado ou arroxeado.
A disposição é variável, podendo formar emaranhados ou ter aspecto de “aranhas vasculares” ou “em forma de rede”.
Por causarem desconforto estético e serem um sinal de alerta para o desenvolvimento de varizes, muitas mulheres ficam incomodadas e querem buscar ajuda.
Então, fazemos o alerta: tratamento de vasinho é coisa séria e deve ser feito por um médico especializado!
Tratamento de vasinhos
O tratamento de vasinhos indicado é a escleroterapia, também chamada de “aplicação” ou “secagem”.
Este é um procedimento que realizamos no consultório em sessões de cerca de 15 minutos nas quais injetamos medicamentos nas veias para diminuir o tamanho e provocar a eliminação gradual.
Realizamos a escleroterapia com auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo resfriamento da pele) para diminuir a dor e o incômodo durante o procedimento, já que o jato de ar frio anestesia momentaneamente a pele.
Dessa forma, a aplicação fica menos desconfortável e permite um tratamento com menos dor e focado no bem-estar da paciente.
A quantidade de sessões necessárias irá depender de cada caso, mas normalmente, logo após a primeira sessão já é possível ver resultados.
Depois do procedimento, a paciente não precisará fazer repouso, mas recomendamos o uso de meia elástica e cremes específicos para obtenção de um melhor resultado estético.

Além disso, é preciso evitar o sol durante o tratamento para não ocorrer o surgimento de manchas na pele.
Fique alerta!
Muitas clínicas de estética oferecem tratamentos invasivos para esta condição que não são feitos por um médico especialista, muitas vezes nem mesmo por médicos.
De fato, a escleroterapia é um procedimento seguro que traz resultados muito satisfatórios, quando feita por profissional capacitado.
Infelizmente, atendemos na nossa clínica muitos casos de pacientes com complicações das mais variadas devido à realização deste procedimento de maneira incorreta e irresponsável.
Como principais riscos da realização inadequada da escleroterapia, podemos citar:
- Hiperpigmentação da pele;
- Necrose de pele;
- Reações alérgicas;
- Cefaléia;
- Distúrbios visuais;
- Trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar ou cerebral.
Dessa forma, fica clara a importância de realizar este procedimento somente com médicos que possuam competência e conhecimento.
Então, não caia no papo de clínicas de estética que não possuam médicos especialistas na equipe.
Se você tem varizes ou vasinhos e gostaria de eliminá-los, procure um cirurgião vascular qualificado!