Anabolizantes e varizes: entenda a relação
Será que existe alguma relação entre anabolizantes e varizes?
O uso de anabolizantes tem se tornado cada vez mais popular, especialmente entre aquelas pessoas que desejam alcançar um corpo musculoso.
Entretanto, embora essas substâncias estejam associadas ao aumento da massa muscular, é importante destacar os possíveis efeitos colaterais e complicações que podem surgir a partir de seu uso indiscriminado.
Entre essas complicações estão as varizes, uma condição reconhecida pela insuficiência das veias das pernas que se tornam salientes,
tortuosas e causam incômodos, como dores e inchaço.
Por isso, é importante estar atenta aos riscos envolvidos no uso de anabolizantes e na necessidade de buscar orientação médica adequada antes de iniciar a ingestão de qualquer tipo de substância.
Anabolizantes e varizes: quais riscos eles oferecem para a saúde?
Anabolizantes são substâncias esteroides androgênicas que derivam, na maior parte dos casos, da testosterona, o principal hormônio sexual masculino.
Essas substâncias costumam ser utilizadas por pacientes que querem alcançar uma redução da gordura corporal e aumento da massa muscular, mas causam também diversos outros efeitos no corpo.
Assim, o uso de anabolizantes pode acarretar diversas consequências negativas, tanto para homens quanto para mulheres.
No caso dos homens, essas substâncias podem podem resultar em queda de cabelo, acne, distúrbios hepáticos, retenção de líquidos, impotência sexual e problemas circulatórios.
Já no caso das mulheres, o uso de anabolizantes leva ao aumento do tamanho do clitóris, engrossamento da voz, problemas menstruais e mudanças nas mamas.
Afinal, qual a relação entre anabolizantes e varizes?

As varizes são veias doentes que ficam dilatadas quando as válvulas que controlam o fluxo sanguíneo não funcionam adequadamente, levando ao acúmulo de sangue e ao enfraquecimento de suas paredes.
Existem diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento das varizes e o uso de anabolizantes aumenta as chances desse problema aparecer, principalmente para aqueles que já possuem uma predisposição.
Alguns são os motivos pelos quais essas substâncias podem estimular o surgimento das varizes.
Por exemplo, anabolizantes elevam a pressão sanguínea e, quando as veias recebem esta carga adicional, podem sofrer o enfraquecimento de suas paredes, o que contribui para o surgimento de diversos tipos de varizes.
Ademais, o uso dessas substâncias pode causar a contração excessiva dos vasos resultando em um aumento da resistência ao fluxo sanguíneo, o que também pode levar ao adoecimento das veias.
Outro ponto a destacar é que os anabolizantes colaboram para um risco maior de formação de coágulos sanguíneos.
Isso aumenta as chances da paciente desenvolver trombose venosa profunda, uma complicação grave das varizes que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda.
Para saber mais sobre trombose na perna, acesse esse artigo em nosso blog!
Outras complicações do uso de anabolizantes incluem:
- Perda irreversível da fertilidade;
- Acidente vascular cerebral;
- Embolia pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Insuficiência hepática fulminante;
- Morte.
Quando posso usar anabolizantes?
No geral, o uso de anabolizantes não é indicado para fins estéticos. Por isso, é importante buscar outras formas mais seguras para alcançar seus objetivos.
Eventualmente, recomenda-se a utilização de anabolizantes em doses mínimas, visando a correção de problemas hormonais.
Além disso, o uso destas substâncias pode ser indicado para pacientes com condições de saúde específicas, como a síndrome da imunodeficiência adquirida e baixo peso.
É importante ressaltar que, caso seja necessário, os anabolizantes devem ser utilizados sob a supervisão e orientação médica constante.
Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou o uso de substância que possa impactar a sua circulação sanguínea, agende uma consulta com o cirurgião vascular!
Cuide sempre da sua saúde!