Médico vascular: quando procurar?
O médico vascular é o especialista em prevenir e tratar problemas relacionados ao funcionamento do sistema circulatório do corpo.
Esses profissionais são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições, incluindo varizes, trombose venosa profunda, doença arterial periférica, aneurismas, entre outras.
Dessa forma, é importante marcar uma consulta com o médico vascular sempre que apresentar sintomas como dor, inchaço ou cansaço nas pernas, além de úlceras ou feridas na pele.
Ademais, também é possível contar com esse especialista para realizar um acompanhamento preventivo, a fim de evitar problemas mais graves no futuro.
Qual a função do médico vascular?
O cirurgião vascular é responsável por diagnosticar e tratar doenças e condições que afetam vasos sanguíneos, artérias e veias.
Para isso, utilizam uma variedade de métodos, incluindo exames físicos e testes de diagnóstico, para avaliar a saúde dos vasos sanguíneos e identificar irregularidades.
Embora seja muito comum este médico atuar com cirurgias, ele é capacitado para diagnosticar e tratar todos os pacientes, incluindo aqueles que não necessitam de intervenções cirúrgicas.
Assim, a função do médico vascular é garantir que os pacientes com problemas vasculares tenham acesso a um tratamento adequado e voltado para as necessidades particulares de cada caso.
Além disso, é importante buscar o acompanhamento de um médico vascular e realizar exames regularmente para prevenir complicações no sistema circulatório.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular é necessário a realização de check ups anuais de prevenção de problemas vasculares, a fim de diminuir o número de complicações e mortes ligadas às doenças vasculares.
Nesse sentido, é importante que as pessoas que apresentem os seguintes fatores de risco busquem a ajuda do médico vascular o quanto antes:
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Idade avançada;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Histórico familiar de doenças cardíacas.
Quando procurar o médico vascular?
O sistema circulatório tem a importante função de distribuir sangue e nutrientes para todos os órgãos e tecidos do corpo humano.
Em caso de distúrbios nesse sistema, diversas doenças podem se desenvolver, afetando o dia a dia do paciente e, em casos mais graves, levando até mesmo à morte.
Assim, recomenda-se estar atento a qualquer sinal ou sintoma relacionado ao sistema circulatório das pernas e de outras partes do corpo, tais como:
- Vermelhidão;
- Dor;
- Inchaço;
- Acúmulo de gordura nas pernas;
- Formigamento;
- Cansaço nos membros inferiores;
- Dificuldade para caminhar.
Quais doenças esse especialista é capaz de tratar?

É comum que as pessoas busquem o auxílio do médico vascular ao notar varizes e os vasinhos.
Porém, é importante saber que a área de atuação desse especialista vai muito além disso.
Assim, é possível contar com o médico vascular para tratar as seguintes condições:
- Doença arterial periférica;
- Trombose;
- Flebite;
- Aneurisma visceral ou aneurisma abdominal;
- Aterosclerose;
- Úlcera Varicosa;
- Pé diabético;
- Lipedema;
- Linfedema.
Nestes casos, o profissional irá avaliar a origem dos sintomas e solicitar os exames necessários para chegar no diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais indicado.
Então, agora que você já sabe a importância do médico vascular, não deixe de agendar uma consulta!
Seja para tirar dúvidas, tratar ou prevenir condições do sistema circulatório ou realizar procedimentos e cirurgias, esse especialista pode ajudar com a sua saúde e seu bem-estar!