Quando procurar o cirurgião vascular?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o cirurgião vascular é o médico responsável por cuidar de problemas arteriais, venosos e linfáticos, ou seja, de todo o sistema vascular, um dos mais importantes do corpo humano.
O sistema vascular, também conhecido como sistema circulatório, é responsável pela circulação do sangue e transporte de nutrientes e oxigênio no nosso corpo, sendo fundamental para garantir seu bom funcionamento.
No entanto, problemas vasculares são bastante prevalentes no Brasil. Para se ter uma ideia, ainda de acordo com a SBACV, aproximadamente 38% dos brasileiros têm varizes nas pernas sendo que, na população acima de 70 anos, essa taxa chega a 70%.
Além disso, devemos destacar que os problemas vasculares não atingem apenas os membros inferiores. Pelo contrário, podem acometer qualquer parte do corpo e costumam ocorrer também no abdômen e nas mãos.
Contudo, a população no geral não costuma procurar esta especialidade para fazer acompanhamento médico com foco na prevenção.
Pelo contrário, normalmente, as pessoas buscam esta especialidade quando já estão com sintomas mais graves e dor frequente.
Quais problemas de saúde o cirurgião vascular trata?
As
varizes e os vasinhos nas pernas são os principais problemas de saúde que levam as pessoas a consultarem o cirurgião vascular.
Todavia, existem uma série de outros problemas importantes que este profissional irá tratar:
- Lipedema;
- Linfedema;
- Úlcera Varicosa;
- Pé diabético;
- Dermatite Ocre;
- Doença arterial periférica;
- Trombose;
- Flebite;
- Aneurismas;
- Aterosclerose.
Para diagnosticar e tratar esses problemas, o cirurgião vascular realiza uma série de procedimentos essenciais, por exemplo:
- Ecografia vascular (ecodoppler);
- Angiografia;
- Escleroterapia;
- Cirurgia de varizes;
- Tratamentos endovasculares;
- Acompanhamento clínico.
Quando procurar o cirurgião vascular?
Existem alguns sintomas muito característicos de problemas vasculares que devem servir como sinal de alerta para procurar o médico especializado, por exemplo:
- Dor nas pernas ou braços;
- Inchaço nos membros;
- Cansaço nas pernas;
- Vermelhidão nas pernas ou braços;
- Acúmulo excessivo de gordura nas pernas;
- Formigamento e dificuldade para caminhar.
Então, nestes casos, o profissional irá avaliar a origem dos sintomas e solicitar os exames necessários para chegar no diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais indicado.
No entanto, ressaltamos que não devemos procurar o cirurgião vascular somente quando temos desconfortos.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular incentiva a população a realizar revisões anuais de prevenção com o objetivo de diminuir o número de complicações e mortes por doenças vasculares.
A importância do check up vascular
Fazer o acompanhamento anual com médico vascular pode prevenir uma série de doenças e, inclusive, a morte.
A base da maioria das doenças cardiovasculares é a aterosclerose, ou seja, a formação de uma placa de gordura e outras células na parede interna das artérias, podendo entupi-las ou ocasionar um enfraquecimento degenerativo de suas paredes, originando uma dilatação arterial (aneurismas).

Assim, o check-up vascular está indicado para pessoas que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento de aterosclerose:
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Idade>50 anos;
- Hipertensão arterial;
- Colesterol alto;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- História familiar.
Como vimos, o cirurgião vascular é responsável por tratar e prevenir uma série de doenças que causam impactos significativos na nossa vida.
Então, caso você tenha os sintomas descritos ou se enquadre nos fatores de risco, não deixe de marcar uma consulta com este profissional.