Microcirurgia de varizes: conheça

12 de maio de 2022

A microcirurgia de varizes, que tecnicamente chamamos de flebectomia ambulatorial, é um procedimento minimamente invasivo que realizamos para tratar microvarizes simples.


As varizes são veias doentes que, devido ao mal funcionamento, tornam-se dilatadas e tortuosas. Podem ter diversos níveis de gravidade conforme a evolução do quadro do paciente, o que influi diretamente no tipo de tratamento adotado.


Nos estágios iniciais, possuem menor calibre e, assim, podemos tratá-las com procedimentos mais simples.


Por isso, caso você identifique varizes, procure auxílio médico, mesmo que elas ainda não causem desconfortos ou sejam praticamente imperceptíveis.


Como realizamos a microcirurgia de varizes?


A microcirurgia de varizes é um procedimento que podemos utilizar para tratar as veias varicosas superficiais ou reticulares. No geral, estas alterações surgem na lateral das coxas e pernas ou na parte posterior do joelho.


Então, fazemos micro incisões na pele da paciente e, com o auxílio de micro ganchos, removemos os vasos responsáveis por provocar as varizes mais superficiais.


Para se ter uma ideia, as incisões na pele são tão pequenas que não há a necessidade de pontos. Além disso, o procedimento leva cerca de 30 a 60 minutos e a paciente recebe alta no mesmo dia.


Uma dúvida comum é se retirar os vasos doentes afetará a circulação local. Este procedimento não traz nenhum prejuízo à circulação, já que as veias retiradas já não funcionavam corretamente e os vasos saudáveis permanecem funcionando normalmente.


varizes-pequenas-clinica-vascullare-cirurgia-varizes-foz-iguacu


Como é a recuperação?


A recuperação da microcirurgia de varizes é relativamente simples.


Em linhas gerais, indicamos repouso de 3 a 4 dias para garantir a cicatrização dos cortes e o retorno às atividades físicas deve ocorrer de 7 a 15 dias, a depender de cada caso.


Além disso, a paciente deverá evitar a exposição solar enquanto houver hematomas na região para evitar o surgimento de manchas.


Poderemos indicar também o uso de pomadas cicatrizantes ou meias compressivas, a depender de cada caso.


Podemos substituir a microcirurgia de varizes por outro procedimento? 


A definição do melhor tratamento para cada caso será individualizada e irá depender de diversos fatores, como o quadro de evolução das varizes e o estado de saúde geral da paciente.


Assim, a depender da situação, a microcirurgia poderá ser substituída pelo uso do laser transdérmico ou pela escleroterapia realizada com auxílio do VeinViewer (GPS vascular), um equipamento que nos fornece uma realidade aumentada dos vasinhos, permitindo encontrar o que nossos olhos não conseguem identificar.

 

Em todos os casos, devemos frisar a importância de tratar as microvarizes o quanto antes para evitar que elas evoluam para veias varicosas com maior calibre, que geram incômodos mais intensos e demandam um tratamento mais complexo.


Ou seja, caso você identifique pequenas varizes, procure o quanto antes o cirurgião vascular, mesmo que não sinta nenhum desconforto.


Assim, poderemos planejar um tratamento eficaz que gere a menor quantidade possível de incômodos e que ofereça impactos mínimos no seu dia a dia!

 

Uso de anabolizantes e trombose: quais são os riscos para a saúde vascular?
28 de outubro de 2025
Qual a relação entre Uso de Anabolizantes e Trombose? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!
Uso da glicose no tratamento de varizes e vasinhos: entenda!
21 de outubro de 2025
O que é a Glicose no Tratamento de Varizes e Vasinhos? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!
Benefícios do laser transdérmico nas varizes: o que esperar do tratamento?
14 de outubro de 2025
Quer saber os Benefícios do Laser Transdérmico? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!
Bebida alcoólica piora as varizes? Descubra!
7 de outubro de 2025
Será que a Bebida Alcoólica Piora as Varizes? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!
Como eliminar vasinhos nas pernas?
30 de setembro de 2025
Como Eliminar Vasinhos nas Pernas? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica
Fenômeno de Raynaud: o que é como afeta suas mãos e pés?
23 de setembro de 2025
O que é e como reconhecer o Fenômeno de Raynaud? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica
Tratamento com laser transdérmico: inovação no cuidado das varizes
16 de setembro de 2025
Quais as vantagens do Tratamento com Laser Transdérmico? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!
Tabagismo e varizes: saiba como o cigarro prejudica a sua circulação
9 de setembro de 2025
Qual a relação entre Tabagismo e Varizes? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e fala sobre o tema
Doença arterial nas extremidades: como tratar e garantir uma vida saudável?
2 de setembro de 2025
Como tratar a Doença Arterial nas Extremidades? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica
Cirurgia da safena em Foz do Iguaçu: melhore sua circulação e evite complicações
26 de agosto de 2025
Precisa de Cirurgia da Safena em Foz do Iguaçu? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz do Iguaçu e explica!