Layout do blog

Menopausa e varizes: qual a relação?

jun. 02, 2022

Estou na menopausa, minhas varizes podem piorar? Esta é uma dúvida recorrente das pacientes e explicamos o assunto neste texto.


Dizemos que a mulher está na menopausa quando sua menstruação cessa definitivamente por um período de 12 meses consecutivos.


Então, neste momento, temos o fim da vida reprodutiva e os ovários param de produzir os principais hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona. 


Normalmente, a menopausa tende a ocorrer entre os 45 e 55 anos, sendo o mais comum após os 50 anos de idade, e traz uma série de alterações na saúde e na vida da mulher, sendo um momento que merece atenção.


Quais são os principais sintomas da menopausa?


A falta dos hormônios produzidos pelos ovários traz uma série de consequências para a saúde, por exemplo:


  • Ondas de calor;
  • Infecções no trato urinário;
  • Maior incidência de problemas cardiovasculares;
  • Dificuldade de se concentrar e problemas de memória;
  • Secura na pele e mucosa vaginal;
  • Cansaço;
  • Ansiedade e depressão;
  • Dores e incômodos nas articulações;
  • Perda de massa muscular;
  • Perda de massa óssea, com incidência aumentada de osteoporose e osteopenia;
  • Insônia.


Além disso, a falta do estrogênio pode afetar a pele, bem como os vasos sanguíneos, que ficam mais frágeis.


Menopausa e varizes: qual a relação?


Neste ponto, devemos lembrar que as varizes são veias doentes que, devido ao mau funcionamento e à dificuldade de mandar o sangue de volta ao coração, tornam-se dilatadas e tortuosas.


Quando a mulher entra na menopausa, as diversas alterações hormonais pelas quais ela passa favorecem o surgimento ou agravamento das varizes.


varizes-climaterio-clinica-vascullare-medico-vascular-foz-iguacu


Isso porque, principalmente a falta do estrogênio, afeta as paredes das veias, fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis ao enfraquecimento e inflamação. 


Além disso, um dos sintomas da menopausa é a perda de massa muscular, o que torna os músculos em geral mais fracos (inclusive os da panturrilha), dificultando o retorno sanguíneo ao coração.


Assim, esses fatores favorecem significativamente o surgimento de varizes ou o agravamento daquelas já existentes.


Então, se não receberem o devido tratamento, essas veias já comprometidas podem acarretar em casos mais graves, como inflamações (flebites), trombose venosa ou dermatite ocre.


Dessa forma, recomendamos que a paciente trate devidamente as varizes já existentes para evitar a piora do quadro, realize exames para avaliar a circulação e adote medidas de prevenção das varizes.


Como prevenir as varizes na menopausa?


Apesar da menopausa demandar maior atenção no que se refere às varizes, a prevenção deste problema não é muito diferente do que em outras fases da vida da paciente.


Assim, a mulher poderá adotar uma série de medidas, por exemplo:


  • Cessar o tabagismo;
  • Evitar o sobrepeso ou a obesidade;
  • Praticar atividade física;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Beber água na quantidade ideal;
  • Usar meias de compressão, se indicado pelo médico.


Além disso, fazer o check up com médico vascular regularmente é essencial nesta etapa.


Por isso, caso você esteja na menopausa, não deixe sua saúde vascular de lado. Isso poderá fazer toda a diferença para sua saúde e qualidade de vida!


Benefícios do Pilates para a saúde vascular
25 abr., 2024
Quer conhecer os Benefícios do Pilates Para a Saúde Vascular? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Tratamento de vasinhos em Foz do Iguaçu: aproveite o outono
18 abr., 2024
Você quer fazer Tratamento de Vasinhos em Foz do Iguaçu? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular na cidade e explica!
Tratamento para erisipela: qual a relação com o sistema circulatório?
11 abr., 2024
Quer saber a relação do Tratamento Para Erisipela e a circulação? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular na cidade e explica
Endarterectomia de carótida: conheça o procedimento
04 abr., 2024
Quer saber como é e quando a Endarterectomia de Carótida é indicada? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Dormência nas pernas: o que pode ser e como tratar?
28 mar., 2024
Quer saber as causas da Dormência nas Pernas e o que fazer? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Trombofilia: saiba o que é e como prevenir
21 mar., 2024
Quer saber quais são os sintomas e como prevenir a Trombofilia? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Benefícios do Resveratrol para a saúde vascular: conheça
14 mar., 2024
Quer conhecer as vantagens do Resveratrol para a saúde? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica
Varizes estouradas: o que fazer e como evitar complicações?
07 mar., 2024
Quer saber o que fazer em caso de Varizes Estouradas? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica
Cãibras nas pernas: pode ser doença vascular?
22 fev., 2024
Será que as Cãibras nas Pernas estão relacionadas a problemas vasculares? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Creatina: será que ela é benéfica para a saúde vascular?
15 fev., 2024
Quer conhecer os benefícios da Creatina para a saúde vascular? A Clínica Vascullare é Especialista em Cirurgia Vascular em Foz Do Iguaçu e explica!
Mais Posts
Share by: