Afinal, musculação causa varizes?
Será que a musculação causa varizes? Falamos sobre o assunto neste texto!
Uma dúvida muito comum dos praticantes de musculação é se ela pode causar varizes.
Para entender esse assunto precisamos, antes, compreender que as varizes são um problema circulatório que ocorrem graças ao mau funcionamento das veias da perna.
Então, o sangue da região não consegue retornar ao coração e fica acumulado, causando dilatação e deformidade destas veias.
As varizes, além de causarem incômodos estéticos, geram dor, cansaço e inchaço das pernas.
A musculação causa varizes?
Sabemos que o sedentarismo é um dos fatores responsáveis pelo aparecimento das varizes.
Porém, a musculação, quando feita em excesso e sem orientação, também pode facilitar o surgimento deste problema.
Isso porque, o esforço em demasia pode forçar os vasos das pernas e, assim, provocar lesões que favorecem o surgimento das varizes.
Inclusive, esse problema pode se potencializar em pessoas que têm histórico de varizes na família.
No entanto, isso não quer dizer que a musculação seja vilã. Pelo contrário, quando feita com a devida orientação e com a carga adequada, traz inúmeros benefícios para a saúde.
Então, se você tem tendência a ter varizes ou se já tem algumas, o ideal é procurar um médico vascular para lhe orientar.
E se as varizes aparecem, como tratar?
Caso você note o surgimento de varizes, ou até mesmo de vasinhos, é essencial procurar um médico vascular.
O primeiro passo será analisarmos seu histórico e fazermos um exame clínico, seguido de exames de imagem, se necessário.

Temos um artigo que explica sobre os exames de imagem e você pode ler mais clicando aqui.
Então, a depender do grau de evolução do seu caso, poderemos adotar diferentes tratamentos:
Escleroterapia
A escleroterapia é também conhecida como “aplicação” ou “secagem de vasinhos”. Este tratamento atua nas veias doentes a partir da injeção de medicamentos que levam à sua eliminação gradual.
Podemos utilizar diversas substâncias, a depender de cada caso, e a quantidade de sessões também irá variar conforme o grau de evolução das varizes da paciente.
Cada sessão dura, em média, 15 minutos e não é necessário fazer repouso após a aplicação.
Apesar disso, alguns cuidados são necessários, como o uso de compressão elástica e a utilização de cremes logo após o procedimento para garantir um melhor resultado estético.
Cirurgia com laser
A cirurgia de varizes com o endolaser é um método minimamente invasivo onde fazemos a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica com cortes na pele.
Como principal vantagem deste método podemos citar a redução dos problemas encontrados no pós-operatório de uma cirurgia convencional, como a dor, hematomas e inchaços.
Eventualmente, pode ser necessário realizar uma cirurgia convencional, mas somente o cirurgião vascular será capaz de avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.
Sabemos que o ideal é sempre atuar na prevenção. Por isso, procure o auxílio de um educador físico e, se necessário, de um médico vascular.
Você só tem a ganhar!