Será que o creme para varizes funciona?
Uma dúvida muito recorrente entre as pessoas é se o creme para varizes realmente funciona. Neste texto vamos explicar um pouco mais sobre este assunto.
As varizes proporcionam uma condição muito incômoda para as pacientes que, além das questões estéticas, sofrem cansaço, inchaço e dor nas pernas.
Elas ocorrem devido ao mau funcionamento das veias que, por uma série de motivos, podem perder parte de sua função.
Dessa maneira, o sangue dos membros inferiores, que deveria retornar ao coração, fica acumulado causando dilatação e deformidade das veias.
Então, ao sentir os sintomas, muitas pessoas recorrem a cremes existentes no mercado que prometem aliviar e melhorar o aspecto das varizes.
Afinal, o creme para varizes e vasinhos funciona?
E a resposta para esta questão é não. Os cremes para varizes ou vasinhos não funcionam para aliviar seu aspecto ou curá-los.
Em primeiro lugar, as varizes ocorrem nas veias que ficam abaixo de nossa pele e, dificilmente, um creme conseguiria ultrapassar esta camada e atuar no local.
Além disso, varizes e vasinhos ocorrem devido às alterações na parede dos vasos e não é possível reverter estas condições com os cremes.
O que ocorre, é que estas substâncias podem aliviar os sintomas das varizes, como o cansaço das pernas.
Ou seja, os cremes podem ser vistos como auxiliares no tratamento contra varizes e vasinhos, mas nunca como a solução deste problema.
Inclusive, o ideal é utilizá-los fazendo uma leve massagem na região e logo após pôr as pernas para o alto por alguns minutos.
A eliminação das varizes se dá somente com procedimentos específicos, como a escleroterapia e a cirurgia, que devem ser realizados pelo cirurgião vascular.
Tratamentos para varizes e vasinhos
Diversas são as possibilidades de tratamentos para as varizes e vasinhos e a escolha da melhor opção irá depender da avaliação criteriosa das condições do paciente pelo cirurgião vascular.
As principais opções que temos disponíveis para o tratamento de varizes e vasinhos são:
Escleroterapia
Você já pode ter ouvido falar da escleroterapia como “aplicação” ou “secagem de vasinhos”.
Este é um procedimento que trata as veias doentes a partir da injeção de medicamentos que irritam a camada interna da veia levando à inflamação e consequente diminuição de seu tamanho.
Dependendo do vaso que precisamos tratar, podemos utilizar várias substâncias, como por exemplo, a solução salina hipertônica, glicose hipertônica, polidocanol, entre outros.
Normalmente, o tratamento é feito por sessões que ocorrem a cada 7 ou 15 dias até atingir-se o resultado desejado.
Realizamos esse procedimento no próprio consultório com crioanalgesia (anestesia a frio) e cada sessão dura em média 15 minutos.
A recuperação é bastante rápida, não sendo necessário fazer repouso das atividades cotidianas.
No geral, orientamos o uso de compressão elástica por um curto intervalo de tempo e a utilização de pomadas logo após o procedimento.
Você poderá ler mais sobre este procedimento clicando aqui.
Cirurgia para remoção das varizes
A cirurgia para remoção das varizes visa retirar as veias que estejam com seu funcionamento prejudicado, causando desconforto físico e alterações estéticas.
Indicamos a cirurgia conforme o nível de evolução das varizes e quando outros métodos não são suficientes para tratar o paciente.
Na Clínica Vascullare poderemos realizar a cirurgia de varizes com o laser endovenoso ou do modo convencional, e isso irá depender da especificidade de cada caso e da vontade do paciente.
O tempo de cirurgia e a recuperação da paciente também irão variar conforme o procedimento utilizado.
Caso você queira ler mais sobre as cirurgias de remoção de varizes poderá acessar esta informação clicando aqui.
Como vimos, os cremes para varizes, infelizmente, não funcionam para melhorar seu aspecto ou curá-las.
No máximo, eles auxiliarão a aliviar provisoriamente alguns sintomas, como o inchaço e cansaço das pernas.
Então, caso você esteja com varizes, é essencial procurar um cirurgião vascular especializado para lhe auxiliar.
O post Será que o creme para varizes funciona? apareceu primeiro em Clínica Vascullare.